quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dia do Professor. O que comemorar?

Estamos vivendo tempos difíceis na educação. Apesar de tantos projetos apresentados por nossos governantes,com o intuito de melhorar a educação no Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro que figura o penúltimo lugar no índice do IDEB. Como diz minha amiga Valdinéia Costa "Vivemos a Pedagogia da Aparência".
O que nossos governantes não sabem ou fingem não saber é que não se faz educação pública de qualidade oferecendo salários tão baixos a uma categoria com uma responsabilidade social tão grande. Não que a qualidade do ensino esteja apenas no salário, no entanto, quando o professor é obrigado a estender sua carga horária fazendo horas extras, a qualidade do trabalho tende a diminuir, pois não lhe sobre tempo para estudar como deveria.
Ao mesmo tempo muitos governantes preocupam-se apenas com o lado material, equipam as escolas, mas não dão condições dignas de trabalho aos professores,  não levando em conta as horas de trabalho utilizadas em correções de provas, preparação de aulas e etc.
São muitos os direitos negados a esses profissionais responsáveis pela formação de tantos outros. A começar pela falta de democracia nas escolas estaduais, ao ser negado o direito de eleger os diretores das escolas, pois os mesmo hoje, são indicados por pessoas ligadas à política partidária.Pessoas essas preocupados exclusivamente em defender seus interesses econômicos e eleitoreiros dificultando assim a gestão democrática.
Porém nem tudo é angústia, decepção ou tristeza. Como diz a música de Chico Buarque: (...)"Apesar de você, amanhã há de ser outro dia", ainda acreditamos na educação e temos a esperança de que com o trabalho desenvolvido diariamente em sala de aula possamos criar condições para que nossos alunos construam um senso crítico capaz de escolher governantes preocupados em promover políticas públicas voltadas para o coletivo e não mais para interesses individuais.
Parabéns a todos os professores por sua dedicação, competência e responsabilidade com a educação.


Lúcia de Fátima Ataíde de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário