quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ensino Médio: Aprendizagem Significativa X Aprendizagem Mecânica.

 
Trabalho de Conclusão de Curso para graduação em Pedagogia apresentado a FEATI - Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti-PR.

Tema: Aprendizagem Significativa: Um estudo sobre sua utilização na construção da cidadania.
Problematização: Como esta sendo realizado o trabalho de construção e aprimoramento de saberes necessários para o exercício da cidadania envolvendo aprendizagem significativa no Ensino Médio?
Tipo de pesquisa: Teórico-bibliográfica, qualitativa, descritiva, exploratória com sustentação em pesquisa de campo.
Universo da Pesquisa: A pesquisa foi realizada com os professores do Ensino Médio da cidade de Ibaiti-PR, sendo entrevistados 20% dos profissionais o que totalizou 10 professores.
Análise e discussão dos dados: Os dados coletados foram analisados com base nas respostas dos professores argüidos, sendo organizados em categorias: Formação docente, Prática pedagógica e Experiência profissional.
Em relação à Formação Docente analisando as respostas percebe-se que muitos profissionais necessitam de uma busca constante de conhecimento, uma formação continuada para suprir suas necessidades e de uma melhor maneira mediar o conhecimento a ser transmitido.
Sobre a Prática Pedagógica afirma-se que os profissionais da educação acreditam que propostas curriculares visando o resultado é a melhor maneira de transmitir valores aos indivíduos, esquecendo-se que todo o planejamento deve partir de onde está o aluno.
Em relação à Experiência Profissional comprova-se que todos os profissionais afirmam que a educação deve primeiramente formar indivíduos para a vida e conseqüentemente para o trabalho, o que será de grande produtividade tais afirmações para o ensino médio inovador já que está sendo implantado para sanar essa dualidade que persiste.
 Conclusão Final:

A presente pesquisa buscou investigar o conhecimento dos profissionais sobre a relação entre a aprendizagem significativa e construção da cidadania no ensino médio, pois acredita-se que o ensino médio por ser etapa final da educação básica deve fornecer subsídios necessários para a formação do homem como cidadão. Em relação a este aparente consenso, a grande parte de nossas escolas continua dominada por uma concepção mecânica, onde se ensina uma grande quantidade de informações que servirão momentaneamente e serão descartadas logo após o alcance dos resultados, não chegando a modificar as concepções espontâneas que os alunos trazem do seu cotidiano. Acredita-se que a escola organizada dessa forma necessita de significados aos seus alunos, onde eles relacionem conhecimentos novos a experiências anteriores, a formulação de problemas desafiantes que o incentivem a aprender mais, contribuindo para a utilização do que é aprendido em diferentes situações. Observou-se através da pesquisa que a maioria dos professores não estão comprometidos com o desenvolvimento e estruturação da cidadania, tampouco da relação da aprendizagem significativa para elaboração desse processo. Estão muito mais preocupados com o currículo a ser seguido do que propriamente com os objetivos que a educação se propõe a alcançar em quanto formadora de cidadão críticos e atuantes. Sendo este um problema sério nos dias de hoje em que para se ter inserção tanto no mercado de trabalho como na sociedade como um todo, os princípios que envolvem a construção da cidadania precisam estar bem estruturados. Nesse contexto é importante que os profissionais  da educação tenham uma perspectiva que em sala de aula o conhecimento não é só ensinado pelo professor e aprendido pelo aluno, ensinar e aprender com significados exige interação, percepção das diferenças, aceitação e busca constante na ação de conhecer e isso se faz necessário para que passemos da intenção a ação de tornar a escola mais humana para quem nela busca uma formação cidadã.


Luiz Felipe Carmo

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