segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Moral? Ética? Quem tem?

Hoje vemos o avanço tecnológico cada vez mais atuante na vida moderna. Em segundos podemos nos comunicar com alguém do outro lado do mundo, apenas num click.
O avanço da medicina com cirurgias, transplantes, descobertas de vírus e bactéria  que nem imaginamos. Estamos caminhando a passos tão largos nesse milênio, que até nos assusta.
Porém esse mesmo ser humano capaz de tantas novidades tecnològicas não consegue ainda transformar a si mesmo, no tocante aos valores morais e éticos. Estamos diante de um quadro desanimador, quando assistimos passivamente ao desrespeito a que estão submentidos as crianças e os idosos, ou seja, os mais indefesos em nosso país.
Quando esses valores não são cultivados desde cedo, o que se esperar dos adultos? É por isso que cada vez mais aumenta a responsabilidade da escola, bem como, de toda a comunidade escolar, com destaque para os professores, pois esses últimos estão com as crianças e jovens todos os dias em sala de aula.
A nossa função é árdua pois nos delegaram várias funções, muitas delas, fora do nosso alcance.
Nós educadores necessitamos estar em contato uns com os outros, dividindo experiências positivas, somando forças para que possamos ser referência na vida desses educandos que passam por nós. Pois olhando a sociedade, principalmente aqueles que estão ou queren o poder, sobretudo nessa época da campanha política partidária, a ética e a moral parecem que foram muito bem escondidas, quando vemos os inimigos de ontem sendo irmãos siameses hoje. Tudo em prol do poder que desejam alcançar para muitas vezes usá-los em benefícios próprios.
Acredito que a moral e a ética ainda exista em nossa sociedade, necessitamos resgatá-las  com bons exemplos e experiências sociais positivas permeando assim nossas atitudes.


Lúcia de Fátima Ataíde de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário