segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ProJovem Urbano: Um Resgate da Cidadania

O ProJovem Urbano é um projeto do Governo Federal,  tendo como um dos objetivos a reinserção de jovens no meio social por meio da escola. Jovens que por diversos motivos à abondanaram ou foram excluidos pela mesma.
Participei deste projeto no Rio de Janeiro como professora de Ciências Humanas, que iniciou suas atividades em abril de 2009 e está sendo finalizado agora, apesar das dificuldades que permearam durante todo o processo, sinto-me gratificada de ter participado dessa experiência onde tantos jovens que no início apresentaram dificuldades de aprendizagens e relacionamentos, chegaram ao final mais confiantes em si mesmos.
Creio que a experiência de atividades diferenciadas e textos ligados ao cotidiano dos jovens bem como o grupo de profissionais dedicados à causa contribuíram para o desenvolvimento intelectual dos mesmos.
Na verdade a maior contribuição além do cognitivo foi ajudar esses jovens a voltar a estudar, convivendo em grupo. Isso só comprova o que dizem tantos educadores renomados, de que a educação é o melhor caminho para o resgate da cidadania.
E como disse Cora Coralina em seu poema "Aos Moços"
(...)
Creio numa força imanante
que vai ligando a família humana
numa corrente luminosa
de fraternidade universal.
Creio na solidariedade humana.
Creio na superação dos
erros e angústias do presente.
Acredito nos moços.


Lúcia de Fátima Ataíde de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário